links

Acordou com olheiras e aparência cansada? Algumas medidas simples podem ajudar a recuperar a beleza. Cuidados básicos com a pele já diminuem a aparência de cansaço. Compressas geladas de chá de camomila aliviam o inchaço Noites mal dormidas, alimentação incorreta e o stress do dia a dia...

Tópico: Artigos

Por fios no rosto para esticar a pele e tirar vincos de rugas prefundas

Maria Manuela Santos Vieira 02-03-2024
Queria saber na Marinha Grande onde podia ser feito e o preço

Re:Por fios no rosto para esticar a pele e tirar vincos de rugas prefundas

Maria .aquela Santos vieira 02-03-2024
Saber na Marinha Grande o de pode ser posto e. O preço

Novo comentário

Maquiagem Para Olhos Pequenos

Maquiagem para aumentar os olhos – truques e dicas

A maquiagem é a melhor amiga da mulher, desde que seja usada da maneira correta, valorizando o que temos de melhor e disfarçando os pontos negativos. Com a make certa podemos suavizar olhos grandes, corrigir a sobrancelha falhada, afinar o rosto, aumentar os lábios e até destacar os olhos pequenos. Veja como ganhar um olhar poderoso com as dicas abaixo:

Diversas mulheres passam por dificuldades na hora de se maquiarem, muitas vezes porque seus olhos são pequenos e parecem não ganhar destaque na produção. Agradeça por ter olhos pequenos, é mais fácil aumentá-los que disfarçar olhos grandes demais. Uma coisa invejável são pálpebras alongadas, que admitem um trabalho de sobra mais ordenado. Mas quem não tem os olhos assim, pode ganhar profundidade com as sombras marrons opacas e um pincel para esfumar.

Aplicar a sombra marrom sobre o côncavo, fazendo uma linha em toda extensão do olho é o melhor truque de todos os tempos. Com isso você fez uma marca profunda bem na região onde os seus olhos ficariam escondidos. É possível também aplicar nesse mesmo lugar uma sombra preta ou até colorida, como um azul petróleo, verde musgo, roxo, cinza, como preferir. Fazer aquele “V” invertido no canto externo do olho, puxando para cima, ainda com um tom escuro, alonga o olhar.

Iluminar o canto interno dos olhos é igualmente válido, pois ajuda a aumentar o olhar. Toda vez que você quiser uma maquiagem mais elaborada, não se esqueça de passar um pouquinho de lápis ou sombra, marrom ou preto, sob os cílios inferiores e esfumar. Isso dá profundidade aos olhos também na parte inferior. Se desejar, aplique um lápis branco ou pérola na linha d’água, fica lindo e, além disso, é um ótimo acessório para abrir o olhar. Depois é só aplicar muitas camadas de máscara para cílios e está pronta sua make.

 

4 passos para levantar a expressão

Estes movimentos ativam a circulação e, assim, estimulam a produção de colágeno, garantindo mais firmeza à pele, explica Dina Lucena, esteticista da clínica Rosa Flor by Adriana Vilarinho, em São Paulo. Combine a massagem a um creme hidratante poderoso!

Pressione o centro da testa com os dedos e faça movimentos circulares. Repita 10 vezes.

Passo 2
Faça movimentos ascendentes, do centro para fora, nas bochechas. Repita 10 vezes.

Passo 3
Faça movimentos circulares suaves nas pálpebras superiores e inferiores, seguindo o sentido do crescimento dos pelos da sobrancelha. Repita 10 vezes.

Passo 4
Faça movimentos do queixo em direção à orelha. Repita 10 vezes.

 

Excesso de transpiração

Toxina botulínica em creme: aguardada por médicos e pacientes, a versão em creme da substância promete colocar um fim às (muitas) picadas nas axilas, palma das mãos e planta dos pés. Um gel à base dessa substância controla o suor dessas áreas por 40 a 60 dias. O produto está em fase final de aprovação e deve chegar ao país no segundo semestre.

Miradry: é um novo aparelho, ainda não disponível aqui no Brasil, que utiliza a energia de micro-ondas para destruir as glândulas sudoríparas sem afetar o restante das estruturas sob e sobre a pele. São recomendadas duas sessões com três meses de intervalo entre elas e o fabricante fala
em resultado definitivo, já que as glândulas não se regeneram.

 

Os tratamentos estéticos mais usados contra o envelhecimento


Toxina botulínica e preenchimento à base de ácido hialurônico estão entre os tratamentos estéticos mais realizados. Benfeitos, são capazes de reverter os sinais do tempo sem os exageros que a gente vê por aí. Conheça os usos de cada uma das substâncias e os cuidados para conquistar uma pele jovem e bonita

O que você faria para adiar uma cirurgia plástica facial por 10, 20 ou 30 anos? Dois procedimentos nos consultórios dos dermatologistas ganharam fama de lifting químico, pois são capazes de dar uma esticadinha no rosto sem o uso do bisturi. Seguros e com eficácia comprovada, toxina botulínica e ácido hialurônico, muitas vezes agindo em sinergia, conseguem reverter os sinais da idade. A dermatologista Ada Trindade, do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, faz o seguinte paralelo: imagine um sofá com tecido novo, de toque macio e cor perfeita, mas com uma estrutura danificada. O revestimento pode ser comparado ao peeling e ao laser, que melhoram a textura da pele. A estrutura simboliza os procedimentos com a toxina e o ácido hialurônico, que evitam que o tecido enrugue ou fique frouxo, sem sustentação. Daí, a importância deles. Quer saber mais sobre essa duplinha? A gente explica tudo a seguir.


Linhas de expressão suavizadas com toxina botulínica


Se antes o visual congelado era regra entre as mulheres que aplicavam toxina botulínica no rosto, hoje em dia o resultado do tratamento mudou bastante. "A substância continua a mesma. Foi a técnica que evoluiu. O dermatologista paralisava o músculo que formava a ruga. Agora o objetivo é relaxar a musculatura, suavizando a expressão. Buscamos recuperar a jovialidade do rosto, mas manter as características de cada paciente", fala a dermatologista Ada Trindade. Tanto que a toxina é indicada, inclusive, para mulheres jovens como medida preventiva para a ruga não se aprofundar. Botox, que está na boca das pessoas, é, na verdade, a marca da toxina botulínica do tipo A do laboratório Allergan. "Existem outras no país: Dysport, Prosigne, Xeomin e Botulift, sendo que as duas últimas só têm aprovação da Anvisa para o uso neurológico", explica Érica Monteiro, dermatologista de São Paulo. E complementa: "Como são produtos biológicos, obtidos da bactéria Clostridium botulinum, que causa o botulismo, não dá para dizer que são exatamente iguais. Os estudos que acompanhei apontam que cada marca tem vantagens e desvantagens, mas que elas acabam se equiparando no resultado final se levarmos em conta eficiência, durabilidade e preço". Ainda assim, a maioria dos dermatologistas prefere utilizar as marcas dos grandes laboratórios, que têm mais estudos científicos publicados. A duração da toxina botulínica varia de quatro a seis meses.

Indicações

1. Suavizar as rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando você movimenta o rosto. Por exemplo: pés de galinha, linhas horizontais na testa e rugas entre as sobrancelhas.

2. Levantar o olhar e as sobrancelhas.

3. Corrigir a assimetria que pode existir entre as sobrancelhas.

4. Levantar o canto da boca.

5. Relaxar a musculatura do pescoço, que enruga a região.

6. Tratar a vermelhidão de quem tem rosácea.

7. Melhorar a aparência de poros abertos.

Ácido hialurônico para preencher rugas e repor o volume do rosto

Sabe quando aquela atriz aparece com um bocão e todo mundo diz que ela colocou Botox nos lábios? Na verdade, não se trata de toxina botulínica, e sim de preenchimento à base de ácido hialurônico. A substância é indicada para dar mais volume aos lábios, além de preencher rugas profundas e repor o volume nas maçãs do rosto, entre outros usos (veja quadro abaixo). Naturalmente produzido no nosso organismo, o ácido hialurônico é capaz de atrair as moléculas de água e, assim, garantir hidratação e volume à pele. Com o avanço da idade, perdemos a capacidade de "fabricá-lo" e, aos poucos, as rugas e a flacidez se instalam. Ao contrário dos preenchedores definitivos, o ácido hialurônico é muito seguro. "O risco de rejeição é mínimo assim como o de formação de granulomas, que são pequenas pedrinhas sob a pele", fala Carla Vidal, dermatologista de São Paulo. "O exagero vem da falta de conhecimento do profissional. O efeito final deve sempre parecer que a mulher está com um ar mais jovem e descansado", diz Inaê Cavalcanti Machado, dermatologista de São Paulo. É o médico que deve saber as diferenças entre as marcas e os tipos de ácido hialurônico - alguns são mais densos, para ser aplicados na camada mais profunda da pele e garantir volume, outros menos coesos, para dar contorno à delicada região dos lábios, por exemplo. De uma forma geral, o resultado dura de nove meses a um ano e meio, de acordo com a área e a paciente.

Indicações

1. Preencher as rugas que aparecem quando o rosto está parado: linhas da testa, o bigode chinês, linhas que saem do queixo para baixo, entre outras.

2. Definir o contorno facial.

3. Repor volume nas maçãs do rosto e no queixo.

4. Hidratar de forma profunda o rosto, o colo e as mãos, recuperando a elasticidade e o turgor da pele.

5. Disfarçar as olheiras, criando uma camada interna que afasta a pele dos vasinhos que escurecem a área.

6. Dar definição ao contorno dos lábios e aumentar o volume deles.

7. Suavizar as ruguinhas ao redor dos lábios, comum em quem fuma.

As marcas mais conhecidas de preenchimento


Juvéderm - Do laboratório Allergan, mesmo fabricante do Botox, tem versões que já vêm com lidocaína, um anestésico.

Restylane - Adquirida pelo laboratório Galderma, a marca suíça Q-Med foi uma das primeiras a oferecer o tratamento para recuperar a elasticidade e hidratação da pele. Batizado de Skinbooster, é ideal para quem toma muito sol no rosto, tem ruguinhas no colo ou quer rejuvenescer as mãos.

Teosyal - Do laboratório Cristália, que também importa a toxina botulínica Prosigne, tem oito versões para garantir eficácia a diferentes necessidades da paciente - de aumento dos lábios a reposição de volume.

Revanesse - Importado do Canadá pelo laboratório Aché, oferece duas ersões, para rugas superficiais e profundas.

Esthélis - Do laboratório Dermalis, vem da Suíça e tem duas opções de densidade, além das versões para volume: Modélis e Forthélis.

 

Como cuidar dos joelhos e cotovelos ressecados

Eles são os pontos que mais sofrem quando a pele fica desidratada. Frio, vento, ar seco, banho quente e atrito constante são os culpados. É possível reverter e, melhor, prevenir o problema adotando medidas simples e usando o creme certo como explicam as dermatologistas Márcia Pontes Fajardo e Silvia de Mello, ambas do Rio de Janeiro

Por que o ressecamento dessas áreas é pior do que no resto do corpo?
A pele desses dois pontos já é enrugada e cheia de dobras para proteger as articulações e garantir a amplitude dos movimentos. Também têm menos glândulas sebáceas, que produzem o óleo natural que lubrifica a pele. Além disso, joelhos e cotovelos estão sujeitos a muito atrito e fricção, outro fator de ressecamento.

Além de ressecados, meus joelhos ficam escuros. É normal?
O escurecimento é uma resposta às agressões: exposição exagerada ao sol no verão, atividades físicas que aumentem o atrito no local, uso constante de calças justas e o ressecamento natural da área. Além de evitar o trauma que pode estar causando o problema, vale recorrer a tratamentos com
substâncias despigmentantes, como o ácido kójico e a hidroquinona, que ajudam a clarear a região. "Só que é preciso supervisão médica, pois a pele dessa área é muito delicada", fala Silvia de Mello.

O que devo fazer para que a pele dos cotovelos não fique grossa e esbranquiçada?
Parece bobo, mas não se esquecer de passar creme nos cotovelos é fundamental. É o ressecamento que deixa a pele com toque endurecido e aspecto esbranquiçado. "Mas vale ficar de olhos: às vezes, a descamação pode ser sinal de algum tipo de alergia ou até mesmo indício de um quadro
de psoríase", adverte Silvia de Mello.

Um hidratante normal resolve o problema?
Nem sempre. É melhor fazer um tratamento intensivo por dois ou três meses com um hidratante mais potente. Para joelhos e cotovelos, são recomendados produtos com dosagem alta de ureia (cerca de 20%), que têm ação queratolítica, ou seja, esfoliam e afinam a pele, removendo aquela camada endurecida. Outros ingredientes, para hidratar e amaciar, são bem-vindos: óleo de amêndoa, ácido láctico, lactato de amônia e alantoína - procure nos rótulos.

Usar o hidratante perfumado que eu adoro nem pensar?
Esses produtos geralmente formam uma barreira sobre a pele para evitar a perda de água, mas não contêm ativos específicos capazes de repô-la nas camadas mais internas. Aplique-o nas áreas menos ressecadas.

O que mais posso fazer para evitar o problema?
O ressecamento também é resultado do consumo insuficiente de água no inverno. Nessa época, transpiramos menos e, logo, sentimos menos sede. Mas ela continua essencial para manter a hidratação do corpo. Mesmo que você siga uma dieta rica em frutas, verduras e legumes (que também fornece o líquido), ainda é necessário beber 1,5 litro de água por dia (e, sim, pode ser sob a forma de chá para aquecê-la no frio).

E quanto à temperatura do banho. O jeito é encarar chuveiro morno no frio?
Não, mas a água não precisa estar pelando! Vale também não exagerar no tempo debaixo do chuveiro. Uma opção é, antes da ducha, espalhar óleo de amêndoa sobre todo o corpo, sem esquecer os joelhos e os cotovelos, claro. Como o óleo e a água não se misturam, esse cuidado protege sua pele, impedindo que a água quente a deixe ressecada. Também evite esfoliantes e buchas. Ambos removem a oleosidade natural da pele e, em excesso, podem causar o efeito contrário e engrossar ainda mais os joelhos e os cotovelos. Até o sabonete comum requer moderação. Fique com uma versão líquida que contenha ativos hidratantes.

 

Massagem 2 em 1 para fazer em casa: afina e modela!

A clássica drenagem linfática fica ainda mais poderosa quando associada a outras técnicas. Conheça algumas novidades e faça você mesma uma automassagem que vale por duas

Já faz tempo que a drenagem linfática conquistou o coração das mulheres por causa do efeito anti-inchaço. Agora, muitos spas badalados têm associado a técnica a outros métodos. "Essa combinação traz benefícios a mais, como modelar o corpo, quebrar gordura e até relaxar", fala Fátima Braule, fisioterapeuta do Donne Spa Leblon, no Rio de Janeiro. Uma delas é a drenagem com ultrassom. A energia do aparelho, usado no final da sessão, causa uma vibração nas células de gordura, rompendo-as. Na drenagem ortomolecular, uma máscara rica em oligoelementos (minerais na sua maioria) é aplicada no corpo para nutrir a pele. A técnica com bambu aumenta a precisão na hora de bombear os gânglios linfáticos. E, quem quiser relaxar, vale apostar na combinação entre drenagem linfática e shiatsu, que alivia a tensão das costas e pescoço. Seguindo a tendência, pedimos para a fisioterapeuta Vanessa Innocente, de São Paulo, montar uma automassagem que combina duas técnicas consagradas - drenagem linfática e massagem modeladora. Siga o passo a passo e sinta a diferença!

Aprenda a fazer em casa

A massagem drenomodeladora, como o nome diz, mistura os movimentos da drenagem linfática, suaves e superficiais, com os da modeladora, mais vigorosos e profundos. "O objetivo é combater a retenção líquida e auxiliar a quebra das células de gordura, dando uma força para a redução de medidas", explica Vanessa Innocente, fisioterapeuta de São Paulo, que ensina a técnica para você. Antes de começar, estimule os principais gânglios linfáticos (virilhas, axilas e em volta do umbigo), fazendo um leve bombeamento com a ponta dos dedos, e aplique um creme de sua preferência para facilitar o deslizamento das mãos sobre a pele. Dá para fazer a automassagem até três vezes na semana.

É mesmo inchaço?

Descobrir se você engordou ou está apenas inchada nem sempre é uma tarefa fácil. Mas um truque das fisioterapeutas ajuda a verificar se a retenção líquida está sabotando o seu emagrecimento: com dois dedos, pressione a pele do abdômen ou das pernas, que ficará vermelha. Se a cor demorar muito para voltar ao normal, quer dizer que você está, sim, retendo mais líquido do que o normal.

 

PASSO 1: Com os ossinhos dos dedos, faça movimentos vigorosos de cima para baixo nos glúteos e na parte interna e externa das coxas. "Repita o processo até surgir uma vermelhidão leve. Isso significa que a circulação foi ativada. Mas não exagere para não machucar a pele", fala Vanessa. Se quiser focar o culote, intensifique o movimento na lateral das coxas.

 

Uma seleção de produtos para manter os lábios bonitos nos dias mais frios do ano

Os lábios exigem cuidados redobrados nos dias mais frios. Por serem revestidos por uma semimucosa, que é mais sensível que o restante da pele do rosto, eles precisam ser hidratados várias vezes ao dia. “Aconselho aplicar o hidratante toda vez que a pessoa notar que os lábios estão ressecados. Essa dica vale principalmente para quem passa muito tempo em ambientes abertos e está sujeito ao vento”, explica a dermatologista Carla Vidal, de São Paulo. Outro cuidado importante é não abrir mão do filtro solar, já que mesmo com as temperaturas amenas os raios solares prejudicam a pele. Na hora de escolher os produtos que vai utilizar, prefira itens que tenha na formulação substâncias como manteiga de cupuaçu, óleo de amora, óleo de girassol e ceramidas, que garantem a hidratação. E lembre-se: lábios bem cuidados são indispensáveis para usar os batons que estão em alta na temporada, como o vermelho e o vinho. Confira 10 produtos selecionados por BOA FORMA para conquistar lábios hidratados:

 

Dicas valiosas para cuidar da pele oleosa o dia todo

Para ajudar a combater o brilho excessivo ao longo do dia de quem sofre com a pele oleosa - a grande maioria das brasileiras faz parte deste grupo

Pela manhã, ainda em casa, o ideal é usar um sabonete líquido com enxofre ou ácido salicílico na fórmula. Se a pele for oleosa e também acneica procure por produtos que também tenham peróxido de benzoíla", explica o dermatologista Marco Bonassi. 

O horário mais crítico costuma ser logo após o almoço, principalmente em dias quentes ou de grande estresse. Se os pontos brilhantes insistem em aparecer no meio da tarde, vale retocar a maquiagem com um pó translúcido que não muda a cor do make ou retirar o excesso de brilho na testa, nariz e queixo com papeis absorventes, desenvolvidos especialmente para isso. "Use lenços que não tenham produtos fortes ou álcool, que podem prejudicar a pele", diz o especialista. 

À noite, aplique o mesmo sabonete da manhã ou uma loção com efeito matificante, que limpa profundamente e proporciona uma leve hidratação, além de deixar a pele pronta para receber o tratamento noturno. "Quem preferir pode usar um tônico leve depois da limpeza, produto que deixa uma sensação refrescante", declara Marco Bonassi. Os maiores inimigos da pele oleosa são os cremes e makes muito pesados, que obstruem os poros e aumentam a produção de sebo na região, por isso limpar o rosto de modo suave, com produtos específicos para esse tipo de pele, ainda é a melhor pedida. Confira na galeria alguns deles:

 

Saiba como cuidar das unhas e mantê-las saudáveis por mais tempo

De nada adianta usar o esmalte mais lindo da temporada se a sua unha não estiver saudável, aprenda a cuidar bem dela com os produtos certos

Esmaltes podem ser verdadeiros acessórios de moda, mas de nada adianta apostar nos tons mais quentes da estação se as unhas não estiverem em boas condições. Mantê-las fortes e sem o risco de ficarem quebradiças é tarefa árdua, mas é possível, com os produtos certos e com alguns cuidados rotineiros, manter as unhas sempre lindas. 

Para começar, cuidar das mãos deve fazer parte da sua rotina. Sempre hidratar a pele ajuda a manter a região toda mais saudável. Esfoliar as mãos semanalmente também colabora com a retirada das células mortas. Falando especificamente das unhas, preste atenção nos sinais que ela dá. Se estiverem enfraquecidas e quebradiças demais, seu organismo pode estar com falta de vitamina A, proteína ou cálcio. Nesses casos, vale a pena ir a um dermatologista para investigar se é necessário fazer alguma modificação na sua alimentação ou se você precisa de algum tipo de medicação. 

"É ideal também que você dê um dia de descanso entre uma pintura e outra, assim as unhas podem respirar", explica Jennifer Wiles, diretora da Mavala Manicure School, localizada em Londres. Retirar as cutículas com frequência, um hábito tão comum entre as brasileiras, também prejudica a saúde das unhas, já que são exatamente as cutículas as responsáveis por defender a unha de fungos e bactérias. "O ideal é usar um removedor de cutícula, que tira somente o excesso de pele morta. E antes do esmalte, é necessário aplicar sempre uma camada de base, que serve de proteção", orienta Jennifer. Outra dica é substituir a acetona, substância que resseca as unhas, pelo removedor de esmaltes.

 

Alimentos, cápsulas e cosméticos antioxidantes para pele e cabelo

Imagine sua pele protegida por um exército preparado para bloquear os efeitos negativos acarretados por stress, poluição, falta de sono, excesso de sol... Você já deve ter ouvido falar, porque os antioxidantes, essas substâncias de defesa, estão em alta na nutrição e na dermatologia. presentes em alguns alimentos, especialmente em frutas como a acerola, o açaí, a amora, o morango e a romã, e na fórmula de muitos cosméticos, são capazes de controlar a ação dos radicais livres - moléculas que impedem que as células funcionem plenamente, roubam a sua vitalidade e aceleram o envelhecimento.

O assunto ganhou ainda mais destaque no último encontro da Academia Americana de Dermatologia, que aconteceu em março, em San Diego, nos Estados Unidos. Segundo a dermatologista americana Zoe Draelos, da Carolina do Norte, os antioxidantes são de extrema importância num processo de envelhecimento batizado de inflamaging. Pois é, além de serem "naturalmente" nocivos, os radicais livres em excesso disparam um outro mecanismo que prejudica a saúde e a beleza: a inflamação. Num ciclo vicioso, a inflamação aumenta os radicais livres, que, mais uma vez, disparam a inflamação e daí por diante. O organismo todo sofre com isso, mas os estragos na pele são evidentes. Isso porque os radicais livres degradam o colágeno e a elastina, provocando rugas e flacidez. O cabelo também fica ressecado e enfraquecido, com o risco de queda ou branqueamento precoce. Os antioxidantes seriam a solução para frear esse processo.

Reforço em cápsulas

Você vive estressada, abusa do sol, fuma e se expõe frequentemente a ambientes poluídos? Esses agentes agressores aumentam a produção de radicais livres e, por isso, talvez você precise recorrer aos suplementos antioxidantes. De qualquer maneira, é importante mudar o estilo de vida, adotando hábitos mais saudáveis. "Do contrário, nem doses extras dessas substâncias dão conta dos estragos na pele e na saúde em geral", avisa Marcelo Bellini, dermatologista de São Paulo. Ele recomenda ainda reduzir o consumo de gordura saturada e evitar o excesso de bebida alcoólica. A Imeeden, a Innéov, uma empresa da união da Nestlé com a L’Óreal, a Nutricé, a Rennovee, da Nutrilatina, e a Sundown Naturals são algumas das marcas que oferecem suplementos antioxidantes com foco em melhorar a condição da pele, combatendo flacidez, rugas e até manchas. A maioria é rica em licopeno, ômega 3 e vitaminas C e E. Apesar de vendidas sem restrição nas farmácias, o ideal é consultar seu nutricionista, nutrólogo ou dermatologista para saber qual é a mais indicada para o seu caso. Munida de uma receita médica, você também pode manipular cápsulas em farmácias especializadas. "Essa opção oferece a vantagem de o profissional determinar a combinação de ativos de acordo com a necessidade de cada paciente e na dose adequada", completa Bellini. No último congresso da Academia Americana de Dermatologia, o Polypodium leucotomos foi o ativo de destaque. "Extraído de uma samambaia da América Central, é o primeiro antioxidante usado em cápsula manipulada com ação fotoprotetora comprovada cientificamente", diz a Karla Assed, dermatologista do Rio de Janeiro. Significa que ele funciona como um coadjuvante do filtro solar, diminuindo os danos dos raios ultravioleta provocados na pele e, com isso, preserva a capacidade dos fibroblastos em produzir colágeno. Esse antioxidante também é usado em cremes.

Antioxidantes em potes

Adicionar antirradicais livres aos cosméticos é outra tendência, aqui e lá fora. A vitamina C é um caso antigo, mas vem sendo usada em doses mais concentradas ou combinada a outros ativos, como o colágeno. "O extrato de romã e o de chá verde também estão na lista de antioxidantes de uso tópico", diz Karla Assed. Ácido ferúlico, alistin, coffeeberry, OTZ10 e ascorbosilane C também são grandes apostas para proteger e recuperar a pele dos danos provocados pelos radicais livres.

 

5 drenagens linfáticas turbinadas para afinar a silhueta

Não foi à toa que a drenagem linfática conquistou tantas adeptas: acelera o sistema linfático, eliminando o excesso de líquido e toxina, e ainda oxigena a pele, deixando-a mais macia e brilhante. Para turbinar a massagem, os profissionais de beleza estão aliando o método a acessórios, aparelhos e outras técnicas. O resultado é a drenagem linfática potencializada e novos benefícios. Confira algumas combinações e eleja a sua preferida.

1.Drenagem linfática com bambu
O bambu proporciona mais precisão na hora de bombear os gânglios linfáticos, otimizando os efeitos da drenagem linfática. "O método também melhora a circulação sanguínea e modela a silhueta. É uma ótima opção para quem sofre com muita retenção de líquido e celulite", explica Rosana Farias, esteticista do D. K Studio, em São Paulo. O ideal é fazer, no mínimo, dez sessões.
Preço: 80 reais cada sessão.

2.Drenagem linfática com ultrassom
O ultrassom emite uma onda capaz de penetrar na pele e promover uma micro massagem entre os tecidos, fazendo com que a água retida se espalhe e combata o inchaço. "Esse método é muito bom para prevenir e tratar a celulite em qualquer grau, já que o que difere um tratamento do outro é a frequência que o aparelho será usado", explica Rosana. A drenagem linfática com ultrassom é feita em áreas específicas, onde existe maior concentração de celulite e retenção líquida. A profissional recomenda, pelo menos, dez sessões.
Preço: 80 reais cada sessão

3.Drenagem linfática com Shiatsu
Primeiro, é feita a drenagem linfática tradicional e, ao final da sessão, o Shiatsu é aplicado. "Faço uma massagem mais vigorosa para aliviar a tensão, principalmente na região das costas", explica Fabiana Hirata, fisioterapeuta da Kashu, em São Paulo. Como o objetivo da combinação é combater o inchaço e promover um relaxamento, a profissional costuma indicá-la para as grávidas. "A maioria sofre com a retenção de líquidos, por isso, é interessante apostar no método", fala Fabiana.
Preço: 100 reais a sessão.

4.Drenagem linfática ortomolecular
Além dos benefícios tradicionais, a drenagem linfática ortomolecular promete renovar as células e ativar o metabolismo. O tratamento conta com esfoliação corporal, aplicação da máscara de oligoelementos e drenagem linfática manual associada à massagem relaxante. "Por meio de produtos ortomoleculares, o método facilita a entrada de oligoelementos, como fósforo, selênio e cálcio, favorecendo o bom funcionamento das células", explica a fisioterapeuta dermatofuncional Marcela Rodrigues, da Clínica Shory, em São Paulo. O recomendado é fazer de cinco a dez sessões.
Preço: 100 reais a sessão.

5.Massagem Destoxi-Drenante
Com ativos derivados da biotecnologia marinha, a Massagem Destoxi-Drenante desintoxica o organismo, combate a retenção líquida, a flacidez e equilibra as funções metabólicas. "A técnica combina manobras de drenagem linfática manual, de massagem terapêutica oriental e da massagem relaxante", explica a fisioterapeuta Thelma Vasconcellos, do Zahra SPA & Estética, em São Paulo. Pode ser feita de duas a três vezes por semana, com intervalo de, pelo menos, 24 horas.

 

Cremes e tratamentos para acabar com as manchas do rosto

Uma borracha mágica que faça esse serviço ainda não existe (pena!). Em compensação, cremes e tratamentos poderosos entram em cena para deixar a sua pele mais uniforme - sem pó nem base - depois do verão. Fique por dentro e detone com as manchinhas que tanto te incomodam.

Saiba mais sobre as manchas que aparecem no rosto

Elas estão entre as maiores preocupações das mulheres que vão ao dermatologista — ficam atrás apenas de acne e micose. Não é à toa: as manchas podem surgir muito antes de você virar a casa dos 30! Aos 20 e poucos, manchas castanhas, pequenas e irregulares (as melanoses solares) aparecem em quem abusou do sol. Garotas jovens que tomam pílula anticoncepcional podem notar o surgimento de manchas que geralmente marcam a maçã do rosto, testa ou buço por causa da ação dos hormônios (os melasmas). E quem nasceu com a pele morena pode perceber, de repente, uma nova marquinha escura depois de tomar uma picada de mosquito ou da cicatrização de uma espinha bem inflamada. "Até os 25 anos, existe maior homogeneidade da distribuição do pigmento na pele. Depois disso, a cor do rosto começa a ficar irregular", explica Sandra Hugenneyer, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Sorte nossa que existem boas soluções para deixar a pele mais uniforme. Saiba quais são as suas armas e consulte um dermatologista para escolher o tratamento ideal para você.

Por que elas aparecem?

As manchas são resultado da produção exagerada de melanina, um tipo de pigmento que dá cor à pele. O sol é um dos principais responsáveis por esse descontrole. Até nos melasmas, em que o grande gatilho é o hormônio, os raios ultravioleta agravam a situação. Por isso, FILTRO SOLAR é palavra-chave na prevenção e, também, no tratamento desse problema. Pense bem: já que você vai gastar os tubos (literalmente) com cremes e consultas, vale a pena caprichar na proteção para manter o resultado.

Os cremes manipulados

Eles são uma das primeiras opções dos dermatologistas. Depois de avaliar a sua pele, o médico prescreve uma fórmula específica para você. Grande parte das substâncias despigmentantes interfere no mecanismo que regula a síntese da melanina. Outros ativos são capazes de absorver e controlar a distribuição desse pigmento na pele. Nos manipulados, a concentração das substâncias ativas é mais alta do que nos cosméticos tradicionais. A da hidroquinona (um clássico para tratar manchas), por exemplo, fica entre 2 e 5%. Nos produtos vendidos nas farmácias, não passa de 1%. Isso se traduz em resultados mais rápidos e perceptíveis. Veja os ativos mais utilizados.

1. Hidroquinona ainda é a mais prescrita. Inibe a ação da tirosinase, uma enzima relacionada à produção de melanina. Deve ser utilizada por no máximo nove meses, pois pode provocar irritação em quem tem pele sensível.

2. Idebenona, nova queridinha dos experts, tem efeito clareador tão potente quanto o da hidroquinona. Melhor: é mais segura, sem tantas reações adversas.

3. Ácido kójico, despigmentante derivado do arroz, promove um resultado mais leve.

4. Clarinskin II é extraído do gérmen do trigo e também controla a síntese de melanina. Destaque: é liberado para o uso em gestantes, vantagem raríssima no mundo dos cremes clareadores.

5. Cosmocair C250 equilibra a produção da melanina e regula sua transferência para os queratinócitos - células da epiderme. 6. Nano White, ativo que associa arbutin (despigmentante de origem vegetal) a outros ingredientes de efeito antioxidante, como a glutationa e as vitaminas C e E.

Vantagens: além das substâncias despigmentantes, os manipulados podem conter filtro solar e ingredientes que combatem o envelhecimento, o ressecamento ou o excesso de oleosidade, tudo no mesmo pote. Desvantagem: são mais instáveis e, portanto, duram menos tempo. Fique de olho na data de validade.

Peelings superficiais seriados

Dos tratamentos realizados nas clínicas, eles são os mais indicados para as manchas, pois removem apenas a camada superficial da pele - os mais profundos podem piorar o problema. Alguns ativos dos peelings superficiais seriados (feitos com intervalos de 15 dias entre uma aplicação e outra) são os mesmos dos cosméticos. O que muda é a concentração: um creme manipulado com ácido retinóico tem de 0,01% a 0,1% desse ativo, enquanto um peeling, por exemplo, tem de 1 a 5%. Não provocam dor nem tiram a paciente de circulação. Depois da primeira sessão, a pele fica levemente avermelhada e, após três ou quatro dias, pode descamar, mas de maneira discreta. Conheça três novos peelings antimanchas.

ICP (Innovation Concept Peel)
É uma mistura de vários ácidos, como o salicílico (remove a camada superfi cial da pele), o retinóico (ativa a renovação celular) e o kójico (tem ação clareadora), em altas concentrações. O médico passa uma fi na pincelada sobre o rosto como se fosse uma máscara. A paciente vai para casa e retira o ICP depois de quatro horas.
Números de sessões: de uma a três.
Preço por sessão: em média 300 reais.

Belides
É o nome comercial do peeling feito com o extrato da flor da margarida (Bellis perennis). Além de conter polifenóis e flavonóides, substâncias de efeito antioxidante, esse ativo interfere na produção e distribuição da melanina.
Número de sessões: de quatro a seis.
Preço por sessão: em média 200 reais.

Amelan
Primeiro, no consultório, o dermatologista aplica um creme com ácido kójico, ácido azeláico e hidroquinona, associados a alfaquimiotripsina, substância que potencializa o efeito desses despigmentantes. Depois, o produto, em uma versão mais fraca, é usado em casa por um ano.
Número de sessões: quatro.
Preço por sessão: entre 400 e 600 reais. O creme para manutenção custa cerca de 500 reais e dura entre 40 e 60 dias.

Vantagens: os resultados aparecem mais rápido do que com o uso dos cremes. Por serem peelings suaves, você não precisa ficar em casa, de molho, até a pele se refazer. Desvantagens: como as aplicações são feitas em várias sessões, exigem muitas idas e vindas ao consultório. Atenção: isso demanda uma certa disciplina sua para o tratamento dar um bom resultado.

 

Lipo principais dúvidas

As técnicas evoluíram tanto que “dar uma lipadinha” virou sinônimo de solução rápida e simples para se livrar de alguns quilos extras. Não é bem assim. A cirurgia requer cuidados e oferece, sim, riscos – como qualquer outra

1. Preciso emagrecer, mas não consigo. A lipo é a solução? 
Lipoaspiração não é um método de emagrecimento, e sim de eliminação de gordura localizada, geralmente entre 3 e 5 quilos. E o procedimento é complementar: no pré e no pósoperatório, você precisa manter a alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios.

2. É verdade que as células têm memória e tratam de repor a gordura perdida? 
Não. A célula, por si só, não é capaz de produzir mais gordura ou se multiplicar. Nós só criamos células de gordura até os 18 anos, aproximadamente, a não ser na obesidade mórbida e em casos raros. “Depois disso, quando a pessoa engorda ou emagrece, não é porque a quantidade
dessas células aumentou ou diminuiu, mas porque inflaram ou esvaziaram”, diz Alexandre Senra, cirurgião plástico do Hospital Israelita Albert Einstein. Portanto, os vilões são os maus hábitos, o stress e a má qualidade do sono.

3. Então, por que quanto mais acima do peso a mulher está, mais difícil é manter o resultado? 
Imagine que o tecido adiposo são bolinhas de isopor. Quando você engorda, é como se as bolinhas aumentassem de tamanho. “O objetivo da técnica é remover o maior número possível delas, mas se a paciente faz lipo quando a bolinha está bem grande, pode acontecer de a técnica sugar o conteúdo, e não a célula inteira”, explica Romeu Fadul Júnior, cirurgião plástico do hospital Sírio-Libanês. Nesse caso, como permanece, a célula pode voltar a inchar se não houver cuidado.

4. Se a gordura voltar, posso fazer de novo? 
Se o que leva a paciente a encarar o bisturi várias vezes é o descuido com a alimentação e os exercícios, não é recomendado. Porque a causa não se resolve – e a cirurgia, por ser invasiva e oferecer riscos como qualquer outra, não é recomendada para esses casos. Mas existem situações que requerem volta. Por exemplo, quando a mulher estava acima do peso e ficaram células suficientes para acumular gordura. Mesmo porque existe um limite de gordura a ser tirado em cada uma, entre 5 % e 7% do peso corporal.

5. Em quais partes do corpo dá para fazer lipo? 
Em todas as áreas com gordura localizada: culote, joelhos, papada, abdômen, flanco, dorso, face interna da coxa e, nos homens, região peitoral.

6. Posso aproveitar a anestesia e emendar outras cirurgias plásticas de uma vez? 
É comum aproveitar a lipo para colocar próteses na mama, operar o nariz ou as pálpebras. Mas depende das suas condições de saúde e de quais procedimentos deseja realizar. Quanto mais forem feitos, maior quantidade de anestesia necessária e, portanto, maiores os riscos envolvidos.

7. É possível fazer lipo depois do parto? 
Não é recomendado. Na gravidez, o corpo passa por muitas alterações, a musculatura está distendida e flácida e há retenção de líquido e aumento de volume do sangue. Na cirurgia, a paciente recebe mais líquido e o coração pode não dar conta de bombear esse volume Foi a possível causa da parada cardiorrespiratória enfrentada pela mulher do cantor americano Usher, Tameka Foster. Ela teria dito ao médico que seu bebê havia nascido há mais tempo, mas fazia só dois meses. Os médicos recomendam aguardar de seis a nove meses.

8. Verdade que é uma cirurgia não invasiva e menos dolorosa? 
Não. “Invasivas, todas são em grau que depende da quantidade e da extensão de gordura a ser retirada”, avisa Fadul Júnior. Apesar de o corte ser pequeno, abaixo dele, a área a ser aspirada pode ser grande. “Depende da extensão da retirada de gordura. De maneira geral, uma abdominoplastia é mais invasiva do que uma lipoaspiração, que por sua vez costuma ser mais do que colocação de próteses nas mamas”, exemplifica Senra. Algumas pacientes dizem que a sensação é a de ter sido atropelada por um caminhão. Outras, que dá para administrar numa boa. De qualquer forma, os medicamentos pós-cirúrgicos, entre eles, analgésicos potentes, ajudam a aliviar o incômodo.

 

Beleza

16-12-2012 12:58
Maquiagem para aumentar os olhos – truques e dicas A maquiagem é a melhor amiga da mulher, desde que seja usada da maneira correta, valorizando o que temos de melhor e disfarçando os pontos negativos. Com a make certa podemos suavizar olhos grandes, corrigir a sobrancelha falhada, afinar o...
16-12-2012 11:18
Uma borracha mágica que faça esse serviço ainda não existe (pena!). Em compensação, cremes e tratamentos poderosos entram em cena para deixar a sua pele mais uniforme - sem pó nem base - depois do verão. Fique por dentro e detone com as manchinhas que tanto te incomodam. Saiba mais sobre as...
07-12-2012 18:30
Sinônimo de elegância, os tons neutros compõem diversos looks, além de dar um ar sofisticado ao visual Quando uma nova estação chega, muitas mulheres ficam com dúvidas na hora de escolher as cores que vão compor o make. Com tantas variedades de cores e produtos, há quem sinta medo de ousar...
01-12-2012 18:33
Comprimento do cabelo traduz a personalidade da mulher Especialista afirma que é possível sim caracterizar a personalidade da pessoa analisando a estrutura e estilo dos fios. Longos, curtos, liso, enrolados. São tantos os estilos e modelos diferentes de cortes de cabelo que a mulher tem a...
30-11-2012 18:13
Não é preciso plástica nem preenchimento. Com alguns procedimentos rápidos você dá o truque e sai linda por aí 1. Prenda a cabeleira É um engano pensar que cabelo preso envelhece. Os penteados mais altos dão um ar jovial e até levantam o rosto. O rabo de cavalo, especialmente, é garantia de...

Maquiagem

16-12-2012 13:13
Maquiagem perfeita e básica para todas ocasiões – passo a passo Toda mulher tem seus truques de beleza e, em qualquer hora ou ocasião, sabe como improvisar para ficar linda e não errar nunca na escolha. Quando você tem aquele segredinho que serve para tudo, seja durante a  noite ou de...
16-12-2012 12:17
Dicas de como organizar as suas maquiagens As maquiagens são praticamente itens sagrados para as mulheres  que não vivem sem estes artifícios da beleza. É devido à enorme importância que as makes representam que elas precisam ser muito bem conservadas e também organizadas, assim na hora...
16-12-2012 12:13
Cores para usar na maquiagem de acordo com o tom dos cabelos A maioria das mulheres que se consideram vaidosas não dispensam uma boa maquiagem. Devemos usar os produtos com a intenção de destacar e valorizar ainda mais os belos traços que já possuímos, mas as makes também podem ajudar a...
16-12-2012 12:02
Dia das Bruxas”. Nesta época é muito comum as pessoas realizarem as festas de Halloween, com temáticas assustadoras, bem no clima de filme de terror. Como o final de semana está chegando e ainda há muito tempo para curtir as festividades à fantasia, veja como fazer uma maquiagem de bruxa para dar...
15-12-2012 21:46
Aprenda truques para realçar os diferentes tipos de olhos e deixar o visual marcante A maquiagem ideal é sempre aquela que valoriza e realça os traços do rosto feminino. Seguindo essa regra, para cada formato de olhos existe uma maneira diferente de fazer o make e truques que podem deixar a...
15-12-2012 21:41
Truques para fazer um make com duas sombras diferentes e assim deixar sua produção ainda mais glamorosa. Que tal exibir um olhar tão hipnotizante quanto o da atriz Jessica Alba? O segredo é investir em cores vivas, como este verde, e misturá-las com tons sóbrios, como o marrom e o preto. O...
15-12-2012 21:37
Descubra por que usar produtos e acessórios de maquiagem compartilhados pode ser um hábito nocivo à saúde Existem diversos fatores que podem fazer com que a maquiagem cause alergia, e um deles é compartilhar os produtos. Além das irritações na pele, o uso compartilhado de maquiagem pode...
15-12-2012 21:35
Com truques certeiros é possível manter o make intacto até o fim do expediente Você sai de casa parecendo uma berinjela, de tanto blush, só para ele durar até a hora do almoço? Quando chega ao trabalho, a sombra já foi embora? No fim do dia, lembra um panda de olhos pretos? Saiba que quase...
01-12-2012 20:31
Toda mulher se sente poderosa com os olhos esfumados e a boca volumosa. "O visual é perfeito para uma noite sedutora ou uma festa glamorosa", sugere a expert Marcia Val, do MG Hair Designer (SP). Aprenda então a criar um make que vai te deixar pronta para seduzir: Como fazer 1. Aplique...
03-11-2012 20:54
Erros de maquiagem que envelhecem o rosto   Pesar a mão na base e usar máscara de cílios em excesso são alguns dos deslizes cometidos, saiba como evita-los A maquiagem pode fazer maravilhas pela beleza feminina. Bastam alguns truques e a aplicação correta dos produtos para...
1 | 2 >>

Meia-calça e bermuda

anticelulite:

será que funcionam?

Vestir um salto alto com uma meia-calça preta pode apimentar o visual, fazendo você se sentir mais poderosa e bonita. Agora imagine que além de valorizar as pernas e o bumbum, essa meia possa auxiliar no tratamento dos indesejáveis furinhos. Perfeito, não? Pois isso já é possível. E se preferir colocar as pernas de fora em dias de sol, ainda dá para recorrer à bermuda anticelulite. Mas será que esses acessórios são realmente um poderoso aliado da beleza? Conversamos com especialistas para tirar algumas dúvidas e conhecer melhor os produtos.

Como funcionam as bermudas e a meia-calça?

Na bermuda da Invel, empresa de pesquisa e desenvolvimento de produtos terapêuticos, o tecido de poliamida e elastano (comum em moda fitness) leva um banho de uma biocerâmica que se incorpora à trama. Em contato com o corpo, esse material absorve calor para depois devolvê-lo sob a forma de raios infravermelhos longos. "É um processo fotoquímico que estimula o fluxo do sangue no local, melhorando a circulação, a retenção líquida e a inflamação", explica Nelson B. Lima, pesquisador e doutor em tecnologia nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e pesquisador colaborador do Instituto Invel de Tecnologia e Pesquisa. Já a Rhodia, multinacional que fornece matérias-primas para diversas marcas de lingerie e sportswear, lançou o fio têxtil de poliamida batizado de Emana, que tem a mesma função, mas seu diferencial está nos fios, que contém cristais bioativos que emitem a radiação infravermelha. A meia-calça anticelulite da Sigvaris possui esse fio e promete os mesmo benefícios da bermuda.

Em quanto tempo os resultados aparecem?

Segundo os fabricantes, as bermudas e a meia-calça precisam ser usadas por, no mínimo, 60 dias consecutivos para darem resultado. Os estudos das próprias marcas registraram melhora com oito horas contínuas vestindo a bermuda e seis horas com a meia. Isso significa que você teria que ir trabalhar (por baixo do terninho!) ou, se preferir, dormir com ela. A bermuda da Invel, registrada pela Anvisa como produto terapêutico, resiste a até 100 lavagens. Já as peças confeccionadas com o fio Emana, também com registro na Anvisa, não têm prazo de validade: "A menos que o tecido seja danificado, o efeito anticelulite não se perde", diz Elizabeth Haidar, gerente de marketing da Rhodia. Vale lembrar ainda que as peças fabricadas com o fio Emana devem ficar em contato direto com a área afetada pela celulite, ou seja, optar pelas calcinhas mais cavadas pode garantir um melhor resultado.

O que dizem os especialistas?

Mas, para os médicos, a compressão é o principal componente do produto: “A meia-anticelulite comprimi os membros inferiores, aumenta a pressão externa nos vasos das pernas e diminui seus calibres. Com isso, a pressão interna dos vasos aumenta e melhora o retorno venoso e linfático. Assim, o volume de sangue e de linfa no tecido gorduroso diminui e melhora o aspecto de turgidez”, esclarece o dermatologista Abdo Salomão Júnior, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além da circulação, a dermatologista Doris Hexsel, diretora médica das Clínicas Hexsel de Dermatologia de Porto Alegre e do Rio de Janeiro, chama atenção para o resultado positivo contra flacidez: “A meia-calça anticelulite funciona através da contensão mecânica, da mesma forma que o sutiã funciona para impedir a descida da mama. Ela previne a ação da gravidade sobre a pele, melhorando a flacidez cutânea”. Porém, o especialista lembra que sozinha a meia não soluciona o problema: “é importante associar outros recursos, como drenagem linfática manual e dispositivos de rádio frequência com endermologia para complementar o tratamento”, diz. Além disso, é importante consultar um médico antes de comprar sua meia, pois existem vários níveis de compressão e cada caso deve ser analisado individualmente.

A meia ajuda reduzir o inchaço?

“Sim, desde que corretamente indicada. O apropriado é vestir logo ao acordar, antes mesmo de se levantar da cama. Isso evita o extravasamento de líquido dos vasos para os tecidos adjacentes e o edema. Mas, caso o edema possua outras causas, como doenças renais ou cardíacas, isso não surtirá efeito”, explica o profissional.

 

Máquinas poderosas contra celulite, gordurinhas e flacidez

Com a tecnologia a favor da beleza, não param de aparecer supermáquinas para atacar o trio inimigo do corpo perfeito: celulite, gordura localizada e flacidez. Selecionamos cinco novíssimos tratamentos para ajudar você nessa batalha

1. Tite FX, o combo 3 em 1

Objetivo: atuar de forma global nas imperfeições do corpo, combatendo gordura localizada, celulite e flacidez.
Como age: o Tite FX foi aprovado recentemente pela Anvisa - mas já faz sucesso no Canadá e na Europa. A máquina une massagem a vácuo, radiofrequência e eletroporação. "Enquanto a modelagem a vácuo ajuda a eliminar as toxinas que prejudicam a circulação sanguínea, a radiofrequência aquece a camada profunda da pele, contraindo as fibras de colágeno existentes e estimulando a produção de novas", explica o cirurgião plástico Stephen Mulholland, membro da Sociedade de Cirurgiões Plásticos de Massachusetts, nos Estados Unidos. Por último, entra em cena a eletroporação: pulsos de alta voltagem (como choquinhos suaves) que modificam a estrutura da membrana das células adiposas, rompendo-as. O processo acontece um seguido do outro - a sessão dura cerca de 20 minutos.
Tratamento: são recomendadas de oito a dez sessões, com intervalo de cinco dias a uma semana entre elas.
Quanto custa: mil reais a sessão, em média.

2. Criofrequência, best- seller contra a flacidez

Objetivo: renovar as fibras de colágeno e garantir firmeza.
Como age: "Essa máquina tem uma ponteira ultragelada, que esfria a epiderme a menos 10 ºC, provocando a contração imediata das fibras de colágeno, o que garante um efeito lifting no corpo. Já o calor da radiofrequência atinge a pele, eleva a temperatura, retrai o colágeno existente e estimula a formação de novas fibras elásticas a médio prazo", diz a médica Kátia Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia. É o choque térmico entre frio e quente que aumenta a eficiência da técnica, trazendo resultado contra a flacidez em menos tempo.
Tratamento: são necessárias de quatro a seis sessões, de acordo com cada quadro, com intervalo de 20 dias entre elas.
Quanto custa: 600 reais a sessão, em média.

3. OnoCavit, o fim da gordurinha extra

Objetivo: reduzir as áreas de gordura localizada.
Como age: o OnoCavit é um lançamento da Onodera, rede de clínicas de estética com franquias em todo o Brasil, que usa o ultrassom para acabar com pneuzinhos e culotes. "As ondas do ultrassom provocam espécies de bolhas que rompem a membrana das células de gordura, esvaziando-as. A gordura em excesso cai na corrente sanguínea e é eliminada pelo sistema linfático", diz Ingrid Peres, fisioterapeuta da Onodera.
Tratamento: são recomendadas de oito a dez aplicações. O tratamento pode ser associado a outras máquinas (para tratar a flacidez, por exemplo). Depois do término, recomenda-se fazer uma sessão de manutenção a cada 15 dias aliada à drenagem linfática.
Quanto custa: 400 reais a sessão, em média.

4. VelaShape II, curvas e firmeza

Objetivo: combater celulite, gordura localizada e flacidez.
Como age: a nova versão do VelaShape promete resultado mais rápido graças a uma potência três vezes maior. Combina endermologia (uma massagem por meio de sucção que aumenta a vascularização e tem o efeito de uma drenagem linfática) à radiofrequência e aos raios infravermelhos. "Essas duas tecnologias aquecem a pele profundamente e têm duas ações: retraem o colágeno e estimulam a sua produção e aceleram a queima de gordura, melhorando a firmeza e o contorno corporal", fala Álvaro Boechat, ph.D. em laser, de São Paulo.
Tratamento: seis sessões, uma por semana. A cada dois meses, é indicado fazer uma aplicação de manutenção.
Quanto custa: 250 reais a sessão, em média.

5. Velox, alta potência para atacar a gordura

Objetivo: combater celulite e gordura localizada
Como age: o equipamento tem uma ponteira, chamada de ERA, maior do que a tradicional e que emite energia ultrassônica (uma vibração) potente. Isso, como o nome da máquina diz, deixa o tratamento mais rápido e eficiente. Outra vantagem é o adipômetro, um sensor capaz de medir a espessura da camada de gordura e indicar o tempo e a potência recomendados para reduzir o volume das células adiposas. "O Velox também tem uma corrente de baixa intensidade que estimula a drenagem linfática", fala Mario Cabral, coordenador do curso de pós-graduação da Associação Internacional de Medicina Estética, em São Paulo.
Tratamento: recomendam-se dez sessões em média, de acordo com a quantidade de gordura localizada e celulite.
Quanto custa: 200 reais a sessão, em média.

Células-tronco: promessa contra a celulite

As famosas células, estudadas para curar diversos tipos de doenças, também têm conquistado os dermatologistas. Elas já são utilizadas para combater o envelhecimento do rosto, do pescoço e das mãos e os especialistas estão otimistas com seu uso também na guerra contra a celulite. As pesquisas estão em andamento, mas a proposta é retirar esse material da própria paciente e reinjetá-lo para provocar a formação de células novinhas em folha, que substituirão as que estavam causando as depressões. "Para a celulite, o ideal é extrair as células da gordura, tecido rico em fibroblastos, estruturas que produzem as fibras de colágeno e elastina, melhorando o tônus e a textura da pele", indica o cirurgião plástico Marcelo Vaccari, de São Paulo. "Quanto mais cedo for feita a coleta das células-tronco, melhor será o resultado, pois elas não envelhecem, mas devem ser congeladas." Os médicos ainda não sabem o número ideal de aplicações para o tratamento da celulite, mas elas deverão ser feitas furinho por furinho, com anestesia local.

 

A maquiadora Mari Abbud mostra o passo a passo do visual de dia e de noite na modelo Nicole Talamini (Way Model)

Pele

Hidrate o rosto e aplique primer. Em seguida, passe uma base que se aproxime do tom de sua pele. Disfarce as imperfeições e as olheiras com um corretivo. Vale aplicá-lo também em cima dos lábios e nas laterais das narinas com um pincel chato ou arredondado de sombra. Finalize a pele com uma fina camada de pó.

O contorno do rosto e os côncavos da maçã foram feitos com uma leve camada de blush ou pó bronzeador. Em seguida, foi aplicado um blush em tom de pêssego nas maçãs para valorizar ainda mais o rosto.

Lábios

O batom mate é uma opção bastante antenada e perfeita para o dia. Mari Abbud optou pelo Russian Red, da MAC.

Olhos

Uniformize o tom das pálpebras com um primer de olhos ou corretivo, já que eles são iluminados, e aplique sombra champanhe em toda a pálpebra e o canto interno dos olhos - a cor utilizada foi a Naked Lunch, da MAC.

Usando sombras em tons de marrom claro, defina levemente o côncavo para dar profundidade ao olhar e aplique uma sombra clara mate no tom da pele para iluminar a área sob a sobrancelha. As sombras usadas na modelo foram a Wedge, a Charcoal Brown e a Vanilla, todas da MAC.

Em seguida, aplique um lápis bege no canto interno dos olhos e um delineador preto na linha dos cílios, além de algumas camadas de máscara de cílios preta.

Pele bem uniforme

Clareadores garantem uma aparência rejuvenescida, eliminando manchas escuras causadas pelo sol e pela acne

Enquanto bases e pós compactos disfarçam imperfeições e deixam a pele perfeita, os clareadores tratam a pele de maneira profunda. Eles atuam como antissinais e diminuem manchas escuras que surgem devido ao sol, alterações hormonais e acne, deixando a pele luminosa.

 

7 tratamentos para fazer em casa e renovar a energia

1. Libere a tensão muscular: deite-se em uma superfície plana (tapete ou colchão) de abdômen para cima, e apoie a cabeça sobre uma almofada. Utilize um apoio por baixo dos joelhos. Respire profundamente, sentindo todo o seu corpo alongar e relaxar. Espreguice como um gato.

2. Semblante suave: prepare uma compressa com chá de camomila frio para os olhos, embeba um algodão e coloque sobre os olhos. Assim a bolsa ao redor dos olhos desincha e você descansa a vista. Outra dica para minimizar as olheiras é colocar uma colher na geladeira e utilizá-la para massagear a face, passando-a do nariz no sentido das têmporas, com movimentos leves para estimular a circulação.

3. Máscara facial desintoxicante: rale meia maçã gelada e misture-a com uma colher de sopa de farinha de trigo e duas colheres de sopa de leite. Quando obtiver uma massa homogênea, aplique sobre o rosto e deixe agir por 20 minutos. Lave o rosto com água mineral. A maçã tem efeito detox e o leite dá o efeito clareador.

4. Automassagem: Com seu creme facial habitual, faça uma massagem no rosto com movimentos ascendentes e circulares, pressionando levemente a região das têmporas, ao redor da boca, dos olhos e da testa.

5. Banho renovador: Em uma vasilha, acrescente uma colher de sopa de erva-doce, duas colheres de açúcar mascavo e duas de óleo de gergelim. Misture bem. Aplique o conteúdo em todo corpo, fazendo massagens circulares. Depois, ligue o chuveiro e aproveite apenas o vapor do banho para friccionar o corpo com cerdas naturais. Tome uma ducha e use o sabonete apenas nas partes íntimas. Depois de se secar, borrife a loção de hortelã (meio litro de água gelada com um maço de hortelã) por todo o corpo.

6. Hidratação poderosa: derreta uma folha de gelatina incolor em uma xícara de água morna e acrescente uma colher de sobremesa de mel. Misture tudo e passe pelo corpo, fazendo uma massagem com movimentos ascendentes. Além de estimular o sistema linfático, ela ajuda a desintoxicar o organismo.

7. Escalda-pés: prepare uma infusão de ervas quentes com camomila (para relaxar), alecrim (para estimular), hortelã (para refrescar) e lavanda (para equilibrar).